projeto de agrofloresta
Minha experiência com agrofloresta se resume aos meus trabalhos voluntários na Bahia (Marizá), Epicentro Dalva (Pedra Bela - SP) e em Araçariguama na implantação de uma agrofloresta. Depois trabalhei em duas agroflorestas com ênfase em café pelo período de 2 anos em cada.
Fiz minhas próprias avaliações sobre a forma como eram administradas e criei o meu plano de implantação, visto que aqueles que investiram não se preocuparam com muitos aspectos, talvez por não necessitarem da receita que poderia vir do projeto ou por considerarem um hobby.
Então minha proposta inclui um projeto econômico-financeiro com estimativas para retorno do investimento, busca por colocação de produtos no mercado, formas para se produzir com baixos custos, estudo da alocação dos recursos nas prioridades, plano de implantação da agrofloresta com manejos agroecológicos e orgânicos e sugestões de receitas através do beneficiamento de alguns produtos.
Minha proposta de valor de retorno pessoal, também será bem em conta, pois busco crescer junto com o projeto e ganhar um bom valor por isso, será apenas um prêmio de um trabalho bem feito. Meu grande objetivo aqui, é encontrar pessoas que acreditem no meu trabalho, na minha paixão por agrofloresta e saibam que estaremos trabalhando pelo ideal de consolidar o projeto.
A partir de um contato onde se alinhem os interesses, posso desvendar em detalhes meus planos de implantação mostrando os caminhos para a realização do trabalho, estando sempre aberto para olhar para o projeto pessoal de quem me contrata, pois é muito importante que os objetivos tenham a ver com cada pessoa, pois considero mais que um projeto de lucro e sim de realização.
Eu acredito que agrofloresta faz parte de um retorno ao respeito à natureza, ao trabalho comunitário (mutirão), ao contato e sintonia com todos os seres (fauna e flora) e com o cosmo.
"O papel da matéria orgânica não é servir como adubo, mas o de nutrir a vida da terra e criar condições de entrada de ar e água no solo." (Cartilha da Terra - Ana Primavesi)
a comunidade
- as pessoas voltando ao convívio pelo trabalho em mutirões (agricultura, construções e infra estrutura);
- rodas de conversa, de dança de música;
- horários de trabalho assim como de lazer e descanso;
- ensinar, aprender, partilhar e trocar; ter tempo para o outro, ou seja, dar e receber atenção;
- colocar em prática a ideia de voluntariado.
a agricultura
- produzir abundância deixando a natureza exuberante e produtiva;
- enriquecendo o solo com muita matéria orgânica;
- preservando espécies;
- buscando muita diversificação em árvores nativas, de serviço, frutíferas, hortaliças, medicinais, PANC's e temperos.
Manter o solo sempre coberto é a principal função de quem maneja uma agrofloresta.
Bioconstrução
Tive minha primeira experiência com bioconstrução no meu PDC de permacultura em 2015, ajudando em uma obra com superadobe. A partir daí comecei a pesquisar e aprender por conta própria. Fiz pequenas obras como churrasqueira, fogão a lenha e lareira. Depois me aventurei em construir um galinheiro com telhado verde. Infelizmente saí do emprego antes de concluir o galinheiro em Socorro-SP. Depois fui para Monte Sião-MG onde fiz meu galinheiro que foi bem usado durante todo o tempo em que estive lá, uma casinha para cachorro e uma cocheira para os cavalos do sítio. Continuo aprendendo porque meu sonho é construir minha próxima moradia.