Quem sou eu

Fiz meu primeiro curso de agricultura orgânica em 2013, e como foi paixão, comecei a buscar trabalho e aprendizado nesta área, juntando a isso muita leitura e pesquisa. 

Em 2015 fiz um PDC (Permaculture Design Course) de 10 dias, tendo contato com permacultura e bioconstrução

Em 2016 fui para o nordeste para fazer voluntariado em espaços de agroflorestas e conheci o Centro Marizá da Marsha Hanzi na Bahia, depois o Epicentro Dalva em São Paulo, em Pedra Bela onde fiz curso de agrofloresta, e durante minha estadia coordenei os voluntários.

 Depois, mais um trabalho voluntário em Araçariguama onde implantamos uma agrofloresta, onde permaneci por 50 dias. De lá fui pra cidade de Socorro para tomar conta de um SAF (Sistema Agroflorestal) com ênfase em CAFÉ orgânico no sistema biodinâmico, com 2,5 ha. 

Saí de lá em 2019 e assumi outro SAF em Monte Sião (MG), também com ênfase em CAFÉ, onde permaneci até novembro de 2021. Retornei para o Rio Grande do Sul, onde tenho 3 filhos. Durante meu trabalho nos SAF, fiz curso de agroecologia, fitoterapia, estudei as PANC's (Plantas Alimentícias Não-Convencionais) e o Sistema de Plantio Direto.

  Tenho comigo que administração é inerente ao meu ser. Cursei esta faculdade porque quis aprimorar o que já era algo vivo em minha vida, ou seja, minha vocação para a administração. 

  Como a administração se aplica a todas as áreas da vida, penso que mudei meu foco profissional mas não abandonei minha vocação mais forte.

  Quando resolvi fazer um curso de agricultura orgânica, sabia que estava tomando um rumo novo e esta decisão implicaria em um aprendizado de conhecimento e de experiências totalmente novas em meu caminho, porque esta ciência despertou minha paixão, iluminou minha visão e me empurrou pelo caminho da disciplina para buscar o aprofundamento no assunto novo. 

  Desde então, tenho observado como as pessoas, em sua grande maioria, sonham com a produção de alimentos orgânicos, em sustentabilidade, em agroecologia, permacultura, agrofloresta mas não fazem um bom planejamento, não focam verdadeiramente no objetivo, não investem financeiramente nem pessoalmente nesta busca. Sendo assim, a grande maioria dos projetos, tornam-se estéreis e vão definhando até a desistência total ou abandono.

Marcelino Jaeger de Sant'Anna 

63 anos

Natural de Porto Alegre-RS

Formação acadêmica: Administração de Empresas pela Fapcca

Ali, permaneci por dois anos mas durante este tempo fiz um Curso de Cafés Especiais fornecido pelo Banco do Brasil tendo como facilitador o engenheiro agrônomo Cássio Franco Moreira e pela técnica agropecuária Daiani Cristina Rubim Toledo. Também fiz um Curso de Manejo de Bananeiras que recebi do pessoal da Casa da Agricultura de Socorro.